search
top

Dr. Basílio, digno representante das Religiões Afro-brasileiras

Dr. Basílio: um nome para unificar e representar dignamente as Religiões Afro-brasileiras

Resultado da consciência política crescente, entre sacerdotes/sacerdotisas e fiéis da Umbanda e do Candomblé, nos últimos anos lideranças religiosas importantes vêm assumindo o desafio de disputar eleições em busca de espaço nas câmaras de vereadores e assembleias legislativas.

Este fato é importante por si só e demonstra que paulatinamente os líderes religiosos afro-brasileiros vão se dando conta da importância da representação política.

No estado de São Paulo, nomes importantes poderiam ser lembrados como exemplo deste esforço, pela abertura de espaço na política. Todos os nomes, sem exceção, devem ser aplaudidos pela coragem em lançar-se a uma pré-campanha eleitoral. Todos merecem nosso respeito e consideração e sem dúvida todos deram sua contribuição para que no curto prazo possamos colher resultados positivos.

Disputamos inúmeras vezes: chegou a hora de ganhar, de obtermos vitória, de colocarmos alguém no parlamento.

Para que tenhamos vitória, precisamos reconhecer que não basta que um candidato ou uma candidata tenha qualidades pessoais, seja uma pessoa conhecida, comprometida com a causa: é preciso que o candidato seja capaz de unificar Umbanda e Candomblé, agregando os diferentes segmentos e liderando alianças com todos que tenham disposição para fortalecer a luta contra a intolerância religiosa.

Por essa razão, venho encarecer publicamente ao amigo e irmão Dr. Basílio, para que coloque seu nome à disposição, desde já, de modo que possamos começar a construir uma pré-candidatura para 2017.

O Dr. Basílio possui todos os predicados que um pré-candidato precisa ter para unificar e representar dignamente a Umbanda e Candomblé: é um Advogado respeitado e que há décadas defende as Religiões Afro-brasileiras no Judiciário paulista e brasileiro; é uma liderança incontestável, séria, que defende seus pontos de vista, com habilidade e sabedoria, para dialogar com qualquer segmento da Umbanda e Candomblé; é uma pessoa aceita e querida por todos que o conhecem, pela sua humildade, seriedade e compromisso com a luta contra a intolerância religiosa; é um Ogã iniciado há 30 anos, pelas mãos do amigo e ícone Pai Jamil Rachid.

Tendo o Dr. Basílio como pré-candidato, Umbanda e Candomblé terão chances reais de colocar, no parlamento, uma voz respeitada e séria, para posicionar-se contra a intolerância religiosa e defender os direitos e interesses do Povo de Santo.

Mas a vitória que buscamos não será individual, será coletiva, construída por todos(as) aqueles(as) que não se conformam com o preconceito, a discriminação, a intolerância religiosa. Todos, portanto, têm a responsabilidade de juntar-se a este esforço e dar sua contribuição.

É da força de todos e de cada um, que faremos do Dr. Basílio um legítimo representante da Umbanda e Candomblé no parlamento.

Mãos à obra!!!


Dr. Hédio Silva Jr., Advogado, Mestre e Doutor em Direito, ex-Secretário da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (2005-2006), Diretor Executivo do Ceert, uma ONG que há vinte e dois anos luta contra a intolerância religiosa.

Deixe uma resposta

top
%d blogueiros gostam disto: